28 de abril de 2012

De volta ao topo: Vettel vence no Bahrein e assume liderança da F1


Lotus completa o pódio com Haikkonen e Grosjean; Massa pontua chegando em 9º e Senna abandona
A cada etapa disputada, a temporada 2012 de Fórmula 1 (F1) mostra mais equilíbrio e indefinição quanto a favoritos ao mundial deste ano. Depois de Jenson Button (McLaren), Fernando Alonso (Ferrari) e Nico Rosberg (Mercedes), chegou a vez do atual bicampeão da categoria, o alemão Sebastian Vettel (RBR) conquistar sua primeira vitória do ano no temido Grande Prêmio (GP) do Bahrein, disputado no último domingo, 22. Com a vitória no Bahrein, Vettel não só volta ao alto do pódio como assume a liderança do mundial de pilotos, com 53 pontos. O pódio foi completado pelos pilotos da equipe Lotus, com o finlandes Kimi Raikkonen em segundo e o francês Romain Grosjean na terceira colocação. A Fórmula 1 volta a dar seguimento ao campeonato no dia 13 de maio, com a realização do GP da Espanha, em Barcelona.

Equilíbrio lembra mundial de 1983


Parece que 2012 será mesmo um grande ano para a F1, haja vista tamanho equilíbrio em que está o mundial ao final de quatro etapas disputadas. Com a vitória de Vettel (RBR), a edição de 2012 iguala-se à de 1983 na qual quatro pilotos de equipes diferentes venceram as primeiras provas do ano. Na ocasião subiram ao alto do pódio Nelson Piquet (Brabham), John Watson (McLaren), Alain Prost (Renault) e Patrick Tambay (Ferrari).

Este ano a temporada também iniciou com vitórias de quatro pilotos de equipes diferentes. O curioso é que dos quatro a vencerem no ano, com exceção de Rosberg, três são campeões mundiais: Button (campeão 2009), Alonso (bicampeão 2005-2006) e agora Vettel (bicampeão 2010-2011), o que mostra o poder dos campeões na competição.

GP do Bahrein

Após um começo de temporada sem muito brilho, o bicampeão mundial Sebastian Vettel obteve, enfim, sua primeira vitória do ano, na quarta etapa do campeonato disputada no Bahrein. Largando na pole position, o alemão conduziu com maestria o carro da Rede Bull (RBR), selando sua primeira conquista em solo barenita, onde recebeu a bandeirada ao final de 49 voltas completadas. Essa foi a sua 22ª vitória na F1. A última ocorreu no GP da Índia, disputado em outubro do ano passado, ano em que Vettel subiu ao alto do pódio 11 vezes e sagrou-se bicampeão na categoria. O tradicional gesto de "nº 1" feito pelo piloto a cada nova vitória teve um sabor a mais no Bahrein. Além de voltar ao alto do pódio, Vettel assumiu a liderança do campeonato com 53 pontos.

Massa chega aos primeiros pontos

Finalmente o piloto brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, conseguiu marcar seus primeiros pontos no mundial. Com uma atuação diferente da apresentada até então, o piloto adotou uma postura mais ofensiva, extraindo o máximo de rendimento do carro e em alguns momentos da prova chegou até ser mais rápido que o companheiro de equipe, Fernando Alonso. Largando em 14º no grid, Massa terminou na 9ª colocação, duas posições atrás de Alonso que concluiu em 7º.

Apesar da melhora apresentada no Bahrein, a situação de Massa na Ferrari é bastante crítica. O chefe da equipe italiana, Stefano Domenicali, admitiu que o futuro do brasileiro na equipe é incerto e deu a entender que ele pode, sim, ser substituído ainda este ano. Domenicali disse também que Massa precisa melhorar e aprender a lidar com Alonso para não ser "devorado".

Para Bruno Senna, da Williams, a corrida foi bastante diferente das duas últimas disputadas, nas quais ele empregou um bom ritmo durante a prova chegando à pontuação. Na prova barenita o brasileiro esteve sempre fora da zona de pontuação e recolheu o carro para os boxes a 3 voltas do final.

Agora a Fórmula 1 faz uma pausa de três semanas e retorna no final da quinzena de maio com a sequência das provas europeias. Antes de dar seguimento ao campeonato, as equipes terão três dias para testes no circuito de Mugello, em Florenza, na Itália, entre os dias 1 e 3 de maio. A próxima etapa no mundial será no dia 13 de maio com a realização do Grande Prêmio da Espanha, no circuito da Catalunha, em Barcelona.

Publicado no Jornal Página Zero
Reportagem: Edson Araujo

São Paulo recebe a quarta etapa do campeonato de Fórmula Indy

A cidade de São Paulo recebe neste final de semana, nos dias 28 e 29 de abril, a quarta etapa do campeonato de Fórmula Indy, categoria de automobilismo norte-americano.

As duas edições (2010 e 2011) da São Paulo Indy 300 foram vencidas pelo australiano Will Power, da Penske, mesma equipe do brasileiro Hélio Castroneves. Ambas as provas foram marcadas por transtornos devido à chuva que ocasionou uma série de acidentes em 2010 e no adiamento da prova de 2011 que seria no domingo, mas acabou sendo realizada em plena segunda-feira. O brasileiro que mais se aproximou da vitória na Indy 300 foi o brasiliense Vitor Meira, que chegou na terceira colocação na primeira edição da prova, em 2010.

Este ano, além de Castroneves, a etapa nacional contará com os brasileiros Bia Figueiredo (Andretti), Tony Kanaan (KV Racing) e o ex-piloto de Fórmula 1 (F1) Rubens Barrichello (KV Racing), estreante na categoria. Dos quatro, apenas Castroneves e Kanaan já subiram ao degrau mais alto do pódio.

A Fórmula Indy costuma ser palco de sucesso para os pilotos nacionais. Em 1989, o bicampeão de F1, Emerson Fittipaldi, conquistou o título na categoria. Além de Fittipaldi, Gil de Ferran é detentor de dois títulos (2000 e 2001) e Tony Kanaan tem mais um, sendo o último brasileiro a vencer um campeonato na Indy, em 2004.

A prova brasileira será disputa em 300 milhas, o equivalente a 75 voltas, no traçado que possui 4.080 metros de extensão. A largada está prevista para as 12h30 deste domingo, 29, com trasmissão ao vivo pela TV Bandeirantes.

Publicado no Jornal Página Zero
Reportagem: Edson Araujo

19 de abril de 2012

Mundial de F1 chega ao Bahrein após três corridas com pilotos diferentes no alto do pódio

Pacote de acertos da Ferrari não surte efeito em Xangai e pilotos não tem bom rendimento

Há muito tempo não se via tamanho equilíbrio em um ínicio de temporada da Fórmula 1 (F1). Em três provas disputadas, o mundial teve três pilotos de equipes diferentes no alto do pódio. Depois da vitória do inglês Jenson Button (McLaren) na Autrália e do espanhol Fernando Alonso (Ferrari) na Malásia, o alemão Nico Rosberg (Mercedes) obteve sua primeira vitória na categoria ao vencer o Grande Prêmio (GP) da China, no último domingo, dia 15. O pódio foi completado pelos pilotos ingleses da Mclaren, Button em segundo e Lewis Hamilton na terceira posição. A próxima etapa do mundial de F1 será neste domingo, 22, no GP do Bahrein.


GP da China

Pela primeira vez desde sua entrada na F1 em 2010, a equipe Mercedes viu seus dois carros na primeira fila do grid de largada. Largou na pole position com Rosberg e com o vetereno e heptacampeão mundial, o alemão Michael Schumacher na segunda posição. Apesar da boa colocação no grid, Schumacher mais uma vez abandonou a prova, na 13ª volta após saida dos boxes.

Com um rendimento cada vez mais reduzido, a equipe RBR fez uma prova regular, sem muitas emoções. O australiano Mark Webber terminou na 4ª posição, enquanto o atual bicampeão, o alemão Sebastian Vettel recebeu a bandeira em 5º. Vettel, ainda amargou no sábado, 14, a 11ª posição no grid, sua pior posição de largada desde 2009.

Mesmo trazendo um grande pacote de atualizações, a Ferrai não fez uma boa corrida no circuito de Xangai. Alonso conquistou apenas a 9ª colocação, equanto o brasileiro Felipe Massa, manteve seu baixo índice de redimento no ano e terminou a corrida mais uma vez sem marcar pontos, na 13ª posição. Massa ainda não pontuou no campeonato.

Já o brasileiro Bruno Senna, da Williams (escuderia inglesa), embora tenha largado em 14º, repetiu o bom desempenho mostrado na Malásia e terminou a prova em 7º lugar, uma posição a frente de seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado.


GP do Bahrein

Depois de muito disse e me disse sobre a etapa do Bahrein, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pós um ponto final na discussão e optou pela realização da prova, mesmo com os conflitos que envolvem o país.


Sem tempo para descanso, os pilotos voltam à pista neste domingo, 22, para a realização do GP do Bahrein, disputado em 49 voltas, em um percurso total de 308.405 km. Com o campeonato bastante equilibrado, as equipes de ponta tentarão buscar o melhor acerto neste final de semana a fim de obter maior vantagem sob as demais.

O treino classificatório está marcado para amanhã, sábado dia 21, às 8 horas (horário de Brasília) e a corrida para o domingo, 22, às 9 horas (também horário de Brasília), ambos com transmissão ao vivo pela TV Globo.

Classificação do Mundial de Pilotos de F1 após 3 de 20 corridas


Posição
Piloto
Pontos
Lewis Hamilton
45
Jenson Button
43
Fernando Alonso
37
Mark Webber
36
Sebastian Vettel
28
Nico Rosberg
25
Sergio Perez
22
Kimi Räikkönen
16
Bruno Senna
14
10º
Kamui Kobayashi
9
11º
Romain Grosjean
8
12º
Paul di Resta
7
13º
Jean-Eric Vergne
4
14º
Pastor Maldonado
4
15º
Daniel Ricciardo
2
16º
Nico Hulkenberg
2
17º
Michael Schumacher
1

Ainda não pontuaram no campeonato os pilotos Felipe Massa, Timo Glock, Charles Pic, Vitaly Petrov, Heikki Kovalainen, Pedro De La Rosa e Narain Karthikeyan. 


Publicado no Jornal Página Zero
Reportagem: Edson Araujo

14 de abril de 2012

Equipes da F1 acertam carros para GP de Xangai

Ferrari traz novo pacote com modificações na lateral do carro, escapamentos e difusores

Após um período de folga que durou três semanas, os pilotos da Fórmula 1 (F1) voltam às pistas para dar seguimento ao mundial neste domingo, dia 15 de abril, com a realização do Grande Prêmio (GP) da China, disputado em 56 voltas no belo circuito de Xangai. Em 2011, a prova foi vencida pelo inglês Lewis Hamilton da McLaren.

Com a pausa depois de duas provas disputadas na Austrália e Malásia, vencidas pelo inglês Jenson Button (McLaren) e o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), respectivamente, as equipes puderam desfrutar de um longo período para encontrar o melhor acerto para suas máquinas, já visando à próxima etapa do campeonato mundial.

Quem anda trabalhando e muito em busca desses acertos é a Ferrari. Mesmo com Alonso na liderança do mundial de pilotos após a surpreendente vitória no GP da Malásia, a escuderia italiana não esboçou grande otimismo em relação ao rendimento de seus carros no início do campeonato. A equipe tem realizado um trabalho intenso na fábrica em Maranello empenhada em apresentar grandes desenvolvimentos para o GP da China. O pacote de alterações da equipe inclui modificações nas laterais do carro, nos escapamentos e nos difusores.

Segundo a revista italiana "Autosprint", as intervenções da Ferrai são baseadas na equipe suíça Sauber, que chamou a atenção na Malásia ao colocar seu piloto, o mexicano Sérgio Perez, na segunda colocação.

Depois de uma 6ª colocação na Malásia, o brasileiro Bruno Senna, da Williams, tentará repetir o bom desempenho no GP da China. Já o brasileiro da Ferrai, Felipe Massa, terá nova oportunidade para se recuperar no campeonato depois do péssimo início de temporada.

O Grande Prêmio da China acontece neste domingo, 15, e está marcado para as 4 horas (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pela TV Globo.

Publicado no Jornal Página Zero
Reportagem: Edson Araujo

13 de abril de 2012

Alonso realiza o improvável: vence com a Ferrari e assume a liderança do campeonato no GP da Malásia

Perez conquista surpreendente segunda colocação com Hamilton em 3º; Senna termina em 6º e Massa em 15º

Grande Prêmio (GP) da Malásia realizado no último domingo, 25, não poderia ser mais surpreendente. Em uma corrida tumultuada marcada por uma paralisação de 50 minutos devido à forte chuva que envolveu o parque fechado de Sepang, após 8 voltas completadas,

Mesmo com a pressão do surpreendente de Perez (à esquerda), Alonso se manteve à frente até a bandeirada finala equipe Ferrari (escuderia italiana) viu o espanhol Fernando Alonso, bicampeão de Fórmula 1 (F1), assumir a liderança do mundial de pilotos ao levar o tão criticado carro da escuderia a uma improvável vitória na Malásia, deixando os favoritos no esquecimento.

Após um começo difícil e cheio de críticas devido ao péssimo rendimento apresentado desde os treinos na pré-temporada, quando mostrou estar sem condições de brigar pelo título, nem mesmo o mais otimista dos ferraristas poderia imaginar uma vitória da equipe vermelha logo na segunda etapa do mundial. Alonso recebeu a bandeirada após 56 voltas, seguido pelo mexicano Sergio Perez, da Sauber, que conquistou uma surpreendente segunda colocação. Com o resultado, o espanhol assumiu a liderança do campeonato com 35 pontos, cinco à frente do inglês Lewis Hamilton (McLaren), que foi terceiro colocado na prova, após largar pela segunda vez consecutiva na pole position.

Primeiro colocado no GP da Austrália, Jenson Button, chegou apenas na 14ª posição, devido a uma colisão na tentativa de ultrapassagem pelo retardatário indiano Narain Karthikeyan, da HRT. O alemão Sebastian Vettel da Red Bull (RBR), também não fez uma boa prova. O bicampeão mundial teve o pneu furado ao tentar superar um carro da HRT, e terminou apenas em 11º lugar. Seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, chegou na 4ª colocação.

Já os brasileiros Bruno Senna (Williams) e Felipe Massa (Ferrari) tiveram rendimentos diferentes na Malásia. Senna teve uma corrida difícil, chegou a estar na última posição, mas conseguiu se recuperar e terminou na 6ª colocação, melhor posição dele na F1, somando 8 pontos, três a mais do que sua equipe conquistou durante toda a temporada de 2011. Felipe Massa não teve o mesmo desempenho de Senna. Mais uma vez Massa demonstrou dificuldade na condução da Ferrari alegando problemas com os pneus, e amargou apenas a 15ª posição. Com a vitória inesperada do companheiro de equipe, o brasileiro terá de trabalhar muito para recuperar a confiança do time e reduzir a pressão que só aumenta a cada resultado ruim.

Agora a Fórmula 1 faz uma pausa e retorna no dia 15 de abril, com a realização do GP da China, no circuito de Xangai. A corrida está marcada para as 4 horas (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pela TV Globo.



Publicado no Jornal Página Zero
Reportagem: Edson Araujo

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes