13 de janeiro de 2012

Jogo do bicho: Crime ou contravenção?

Em uma operação intitulada de “Dedo de Deus” a polícia civil iniciou uma caçada feroz aos chefiadores do jogo do bicho em dezembro do ano passado (2011). Operação esta, que vem dando excelentes resultado, haja vista a enormidade de materiais apreendidos e o alto número de pessoas que vem sendo presas a cada nova busca.

Mais de R$ 500 mil em dinheiro, computadores, carros, jóias, armas... Uma infinidade de suplementos conquistados com a ação ilegal, feita em sua maioria por celebridades do mundo do samba. Que talvez nem estejam tão expostos publicamente, pois a teta da vaca se esconde em meio ao triunfo de renomadas escolas de samba do Rio de Janeiro como a Beija-Flor de Nilópolis, Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Grande Rio, Vila Isabel, dentre outras que ainda não foram descobertas, mas que certamente têm suas digitais manchando as folhas carbonadas do jogo.

Graças à polícia, alguns destes célebres que aparecem apenas em datas carnavalescas, agora podem mostrar sua simpatia nas telinhas. Claro, sem purpurinas e lantejoulas, eles se apresentam com trajes diferentes aos telejornais. O discurso sim é o mesmo de outros carnavais: “Sou honesto e vou provar inocência”.

A prisão na última quarta-feira (11) do patrono da Beija-Flor, Aniz Abraão David, o Anísio, apontado pela polícia como banqueiro do jogo do bicho, vem alimentando várias discussões sobre o assunto. O advogado Ubiratan Guedes, que representa Anísio deu uma declaração à imprensa onde disse considerar injusta e desnecessária a prisão de seu cliente. Um homem idoso e doente que andava desarmado e sem segurança. E ainda disparou que Anísio é o glacê que a polícia preparou para que o bolo tivesse graça. Seria este um glacê diferente com sabor veneno de cobra? Bem, a declaração do advogado não convenceu a ninguém.

Algumas reportagens lidas na internet me fizeram entrar em conflito sobre a real condição do tema. Afinal de contas, o jogo do bicho é crime ou contravenção?

Antes o jogo do bicho era considerado uma contravenção. Os apontadores eram autuados e, em seguida liberados. Agora, novas diretrizes foram estabelecidas para aumentar o combate ao jogo. A medida determina que apontadores sejam presos em flagrante quando for confirmada a manipulação dos resultados do jogo, por crime a economia popular ou também por concurso material, isto é, a prática de um crime para a facilitação de outro. No caso do jogo do bicho, manipular resultados para roubar dinheiro dos apostadores.

Bem, crime ou contravenção, o jogo do bicho, é, na verdade uma grande organização que movimenta milhões de reais todos os anos. No entanto, na sua retaguarda, existem várias outras atividades associadas ao crime. Em linhas simplificadas: o jogo do bicho é uma das diversas portas utilizadas por apontadores para fazer valer outras atividades criminosas no país. Como tudo nesta Terra de Santa Cruz, nossa tão amada pátria chamada Brasil.

2 comentários:

Marcelo Carneiro disse...

esse finalzinho fechou bonito... "Como tudo nesta Terra de Santa Cruz, nossa tão amada pátria chamada Brasil." kkkkkkkkkk fodaaaaaa

Anônimo disse...

nesse país nada é proibido

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes