28 de abril de 2012

De volta ao topo: Vettel vence no Bahrein e assume liderança da F1


Lotus completa o pódio com Haikkonen e Grosjean; Massa pontua chegando em 9º e Senna abandona

A cada etapa disputada, a temporada 2012 de Fórmula 1 (F1) mostra mais equilíbrio e indefinição quanto a favoritos ao mundial deste ano. Depois de Jenson Button (McLaren), Fernando Alonso (Ferrari) e Nico Rosberg (Mercedes), chegou a vez do atual bicampeão da categoria, o alemão Sebastian Vettel (RBR) conquistar sua primeira vitória do ano no temido Grande Prêmio (GP) do Bahrein, disputado no último domingo, 22. Com a vitória no Bahrein, Vettel não só volta ao alto do pódio como assume a liderança do mundial de pilotos, com 53 pontos. O pódio foi completado pelos pilotos da equipe Lotus, com o finlandes Kimi Raikkonen em segundo e o francês Romain Grosjean na terceira colocação. A Fórmula 1 volta a dar seguimento ao campeonato no dia 13 de maio, com a realização do GP da Espanha, em Barcelona.

Equilíbrio lembra mundial de 1983


Parece que 2012 será mesmo um grande ano para a F1, haja vista tamanho equilíbrio em que está o mundial ao final de quatro etapas disputadas. Com a vitória de Vettel (RBR), a edição de 2012 iguala-se à de 1983 na qual quatro pilotos de equipes diferentes venceram as primeiras provas do ano. Na ocasião subiram ao alto do pódio Nelson Piquet (Brabham), John Watson (McLaren), Alain Prost (Renault) e Patrick Tambay (Ferrari).

Este ano a temporada também iniciou com vitórias de quatro pilotos de equipes diferentes. O curioso é que dos quatro a vencerem no ano, com exceção de Rosberg, três são campeões mundiais: Button (campeão 2009), Alonso (bicampeão 2005-2006) e agora Vettel (bicampeão 2010-2011), o que mostra o poder dos campeões na competição.

GP do Bahrein

Após um começo de temporada sem muito brilho, o bicampeão mundial Sebastian Vettel obteve, enfim, sua primeira vitória do ano, na quarta etapa do campeonato disputada no Bahrein. Largando na pole position, o alemão conduziu com maestria o carro da Rede Bull (RBR), selando sua primeira conquista em solo barenita, onde recebeu a bandeirada ao final de 49 voltas completadas. Essa foi a sua 22ª vitória na F1. A última ocorreu no GP da Índia, disputado em outubro do ano passado, ano em que Vettel subiu ao alto do pódio 11 vezes e sagrou-se bicampeão na categoria. O tradicional gesto de "nº 1" feito pelo piloto a cada nova vitória teve um sabor a mais no Bahrein. Além de voltar ao alto do pódio, Vettel assumiu a liderança do campeonato com 53 pontos.

Massa chega aos primeiros pontos

Finalmente o piloto brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, conseguiu marcar seus primeiros pontos no mundial. Com uma atuação diferente da apresentada até então, o piloto adotou uma postura mais ofensiva, extraindo o máximo de rendimento do carro e em alguns momentos da prova chegou até ser mais rápido que o companheiro de equipe, Fernando Alonso. Largando em 14º no grid, Massa terminou na 9ª colocação, duas posições atrás de Alonso que concluiu em 7º.

Apesar da melhora apresentada no Bahrein, a situação de Massa na Ferrari é bastante crítica. O chefe da equipe italiana, Stefano Domenicali, admitiu que o futuro do brasileiro na equipe é incerto e deu a entender que ele pode, sim, ser substituído ainda este ano. Domenicali disse também que Massa precisa melhorar e aprender a lidar com Alonso para não ser "devorado".

Para Bruno Senna, da Williams, a corrida foi bastante diferente das duas últimas disputadas, nas quais ele empregou um bom ritmo durante a prova chegando à pontuação. Na prova barenita o brasileiro esteve sempre fora da zona de pontuação e recolheu o carro para os boxes a 3 voltas do final.

Agora a Fórmula 1 faz uma pausa de três semanas e retorna no final da quinzena de maio com a sequência das provas europeias. Antes de dar seguimento ao campeonato, as equipes terão três dias para testes no circuito de Mugello, em Florenza, na Itália, entre os dias 1 e 3 de maio. A próxima etapa no mundial será no dia 13 de maio com a realização do Grande Prêmio da Espanha, no circuito da Catalunha, em Barcelona.

Publicado no Jornal Página Zero
Reportagem: Edson Araujo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes