20 de março de 2012

Silvio Santos estréia novo cenário e novo visual com cabelos brancos

Irreverente, aos 81 anos de idade Silvio esbanja charme e elegância 
Na reestréia do seu programa no último domingo, 18, o apresentador Silvio Santos causou alvoroço no estúdio entre suas colegas de trabalho e convidados quando surgiu com seu novo visual. Durante o programa o assunto mais comentado foi à nova cor de cabelo do apresentador, que adotou um tom grisalho, assinado pelo hairstylist Jassa. A platéia chegou a comentar que Silvio Santos estava parecendo um galã de cinema, e de fato estava. 

Aos 81 anos de idade, Silvio Santos esbanjou elegância e charme com o novo visual e foi alvo certeiro da mídia além de ganhar grande destaque pelas redes sociais na internet. Silvio aproveitou a novidade e colocou no quadro "Jogo dos Pontinhos", a pergunta: "O Silvio Santos com esse cabelo está parecido com...?". Algumas das respostas foram: "Papai Noel, modelo de propaganda de casa de repouso, e galã de cinema".

Alguém ainda duvida que o apresentador esteja realmente mais charmoso? Certamente não. O novo ‘visu’ não só o deixou com a aparência mais leve como também impôs maior credibilidade, deixando em evidencia a elegância que nunca lhe faltou, afinal, Silvio Santos é sempre Silvio Santos e ponto final!

18 de março de 2012

Soberano: Com atuação brilhante Button vence o GP da Austrália

Hamilton completa o pódio; Senna e Massa têm um péssimo início de temporada 

A abertura da temporada 2012 de Fórmula 1 (F1), com o Grande Prêmio (GP) Austrália, começou diferente para o alemão Sebastian Vettel, atual bicampeão da categoria. Sem a forte vantagem dos últimos dois anos, a equipe Red Bull Racing (RBR) demonstrou certa dificuldade para acompanhar o forte ritmo imposto pela McLaren desde o início do final de semana; a prova vencida com folga pelo piloto da escuderia inglesa Jenson Button ilustrou bem esse cenário.

Depois de um treino classificatório imponente com direito a dobradinha colocando seus pilotos na linha de frente para a largada do primeiro GP da temporada, a McLaren deu um verdadeiro passeio pelas ruas do belo circuito de Melbourne.

Largando da segunda posição, o inglês Jenson Button superou o companheiro de equipe Lewis Hamilton logo na primeira curva, assumindo a liderança e conduzindo com maestria as 58 voltas da prova para vencer o GP da Austrália, seguido por Sebastian Vettel (RBR) e o então pole position Lewis Hamilton (McLaren).

Com uma atuação sofrível, os brasileiros Felipe Massa (Ferrari) que largou da xx posição e Bruno Senna (Williams) largando da xx posição, colidiram a dez voltas do fim numa briga que valia apenas o 14º lugar. O choque ocasionou o abando de Massa e a ida aos boxes de Senna para recuperação da parte danificada do carro. Senna concluiu a prova na 16ª colocação, último entre os que completaram o GP, seis voltas atrás do líder.

A próxima etapa do mundial de F1 acontece no próximo final de semana, com a realização do Grande Prêmio da Malásia no circuito de Sepang. A largada está marcada para as 5 horas, horário de Brasília, no domingo, dia 25 e terá transmissão ao vivo pela TV Globo.

Classificação final do GP da Austrália, em Melbourne:

1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 58 voltas em 1h34m09s565
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 2.139
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 4.075
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 4.547
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 21.565
6 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 36.766
7 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 38.014
8 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 39.458
9 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 39.556
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 39.737
11 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 39.848
12 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 57.642
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 1 volta
14 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
15 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas

Abandonaram a provam:

Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 4 voltas / abandono
Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 11 voltas / abandono

Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 16 voltas / abandono
Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 21 voltas / mecânico
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 47 voltas / câmbio
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 56 voltas / acidente
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 57 voltas / acidente
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - não participou/fora do limite de 107%
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - não participou/fora do limite de 107%

17 de março de 2012

Previdência Social alerta que cartas sobre revisão de benefícios enviada aos segurados são falsas

Apesar de atualmente estar realizando a revisão administrativa de benefícios concedidos entre 1991 e 2003 que tiveram o salário de benefício limitado ao teto previdenciário na data de sua concessão, a Previdência Social esclarece que não estão sendo enviadas cartas aos aposentados e pensionistas. O esclarecimento se faz necessário porque muitos destes beneficiários estão afirmando ter recebido uma correspondência apontando valores a qual teriam direitos a receber a título de revisão de seu benefício.

Essa revisão está sendo processada automaticamente pela Previdência. Para saber se tem direito à revisão pelo teto, o segurado deve ligar para o telefone 135 ou acessar o site da Previdência Social no endereço http://www3.dataprev.gov.br/cws/revteto/index.asp. Caso não esteja na relação, mas considere que tem direito à revisão, o segurado pode protocolar um pedido na agência da Previdência responsável pelo pagamento de seu benefício.

A regra também vale para outras correções no benefício que o aposentado ou pensionista acredite ter direito. O próprio beneficiário deve procurar a agência responsável pelo pagamento e entrar com um pedido de revisão. Para este procedimento não há necessidade de contratação de intermediários. Caso o assegurado realmente esteja certo, a agência irá revisar o valor do benefício.

A Previdência pede para que aposentados e pensionistas tomem cuidado ao fornecer documentos e dados referentes a seu benefício a terceiros. O recebimento de correspondência não emitida pela Previdência Social e a contratação de intermediários não são garantia de que o beneficiário tenha direito a alguma revisão.


Publicado no Jornal Página Zero
Reportagem: Edson Araujo

16 de março de 2012

Mundial de Fórmula 1 terá largada no GP da Austrália neste final de semana

Mais uma vez a cidade de Melbourne, capital australiana, irá sediar a abertura de temporada da principal categoria do automobilismo mundial. O circo da Fórmula 1 (F1) será montado no circuito de Albert Park onde acontece o primeiro Grande Prêmio (GP) do ano neste domingo, 18. Durante o ano, serão disputadas 20 etapas, com encerramento previsto para o dia 25 de novembro, no GP do Brasil, em Interlagos.
NOVO REGULAMENTO

Como de praxe, a cada ano são feitas modificações no regulamento e este ano não podia ser diferente. Dentre as mudanças estabelecidas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), uma está dando o que falar: a nova determinação prevê que a parte frontal dos carros tenha altura máxima de 55 cm, por motivos de segurança em caso de colisões laterais. Essa nova imposição vem desagradando os fãs da categoria, já que a saída encontrada pela maioria das equipes para atender a nova regra foi criar um desnível na parte dianteira do carro. Muitos estão criticando por achar que as máquinas perderam a beleza por conta do indesejável degrau no bico.

O novo regulamento também trouxe restrições ao mapeamento do motor para evitar os ganhos aerodinâmicos que ocorreram em 2011. Outra mudança importante é que a ignição não poderá ser utilizada para controle artificial da velocidade prevenindo o efeito da "ignição tardia", utilizada pela equipe Red Bull.

Além das modificações regulamentais, a Fórmula 1 traz novidades também em seu calendário, com a realização das provas nos Estados Unidos, no novo circuito de Austin, no Texas; e a volta do GP do Bahrein que ano passado teve a prova suspensa devido às revoltas populares.

OS FAVORITOS

Este ano a corrida pelo mundial promete ser acirrada e muito mais emocionante em relação a 2011. Pela primeira vez em sua história, a Fórmula 1 contará com seis campeões mundiais em uma única temporada: Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Jenson Button, Kimi Raikkonen e Michael Shumacher.

Campeão das duas últimas edições, o piloto alemão Sebastian Vettel, buscará este ano seu terceiro título consecutivo e igualar a marca de Juan Manuel Fangio (1954-56) e de Michael Schumacher (2000-02), os únicos a conquistarem três mundiais em sequência.

Em relação à participação dos brasileiros na categoria, o país será representado por Felipe Massa, da Ferrari, e Bruno Senna, mais novo contratado da equipe Williams. Senna ocupou a vaga de outro brasileiro, o veterano Rubens Barrichello, que encerrou sua participação na Fórmula 1 após 19 anos em atividade. Rubinho disputará a temporada 2012 na Fórmula Indy pela equipe KV Racing ao lado do compatriota Tony Kanaan.

A corrida em Melbourne, neste domingo, 18, está marcada para a partir das 3 horas da manhã (horário de Brasília), no circuito Albert Park que tem 5.303 metros de extensão e será disputado em 58 voltas. A prova terá transmissão pela Rede Globo.


Publicado no Jornal Página Zero
Reportagem: Edson Araujo

Na troca de ‘picadeiro’ Tiririca apenas quer fazer rir...

O picadeiro é outro, mas circo é sempre circo. Agora o ‘palhaço’ do congresso não quer mais dividir o espaço com malabares e trapezistas do agouro público. A intenção é ser o dono do espetáculo com direito a camarim exclusivo, ou melhor, um gabinete na prefeitura mais cobiçada do país.

No dia 28 de fevereiro, o Partido da República (PR) anunciou a pré-candidatura do então deputado federal, ‘palhaço’ e humorista Tiririca a Prefeitura de São Paulo (SP), que em 2010 foi eleito o deputado mais votado do país.

Ao receber a notícia de Tiririca como pré-candidato a Prefeitura de SP eu tive que rir para não chorar, mas logo pensei: ele apenas quer trocar de picadeiro, afinal de contas o público do congresso é frio, carrancudo, não sorri com muita frequência e detesta aplaudir uma piada que não seja de sua própria autoria e isso é péssimo para a carreira de um palhaço, melhor dizendo do deputado humorista.

O interessante nessa história é que Tiririca está muito confiante e animado pra nova versão eleitoral de humor. O triste é que a campanha do “Pior que tá não fica!” ganha força e desta vez irá ganhar destaque no horário eleitoral, com direito a uma sequência de debates, nada mais que um “Happy Hour” para o humorista.

No final das contas fica tudo igual: o circo muda, mas a palhaçada é sempre a mesma!

15 de março de 2012

Chega ao fim a ‘Era’ Teixeira na CBF

Após 23 anos a frente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o presidente Ricardo Teixeira renunciou ao cargo nessa segunda-feira, 12 de março. Envolvido em denúncias de corrupção, ele alegou problemas de saúde para deixar o posto.

Com a decisão de Teixeira, o então vice-presidente da CBF José Maria Marins, assume o cargo respeitando o estatuto da confederação, o qual determina que em caso de renúncia do presidente, o vice de maior idade deve assumir e cumprir o mandato até o final.

Aos 79 anos de idade, José Maria assume o comando da Confederação Brasileira até 2015, quando haverá novas eleições para a escolha do novo presidente.

12 de março de 2012

Governo defende a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa no Brasil

A Câmara dos Deputados deve votar sobre a intitulada Lei Geral da Copa nesta quarta-feira, dia 14. O projeto define direitos e obrigações da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a realização do evento no país. Nesta votação será definido se haverá ou não a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da Copa das Confederações que acontecerão no próximo ano (2013) e no Mundial de 2014, além da questão da meia-entrada nos jogos.

Líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), defendeu na última quinta-feira, dia 8, a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014. O deputado minimizou a posição governamental afirmando que a liberação de bebidas está restrita apenas aos jogos do mundial limando o interesse na Copa das Confederações, além de ratificar o compromisso do governo brasileiro com a Fifa. “A Copa é um evento único e teve uma série de acordos internacionais para trazer a Copa para o Brasil. Então, todas as questões desse diálogo serão respeitadas. A fórmula de venda de bebidas não se reproduzirá nos jogos dos demais campeonatos e jogos da Seleção”, argumentou.

De acordo com Vaccarezza, mudanças serão introduzidas em relação à emenda que prevê a meia-entrada para idosos quando o ingresso for adquirido por meio de pacotes turísticos. “Vai ser obrigatória a venda de ingressos com meia-entrada mesmo na compra de um pacote turístico. A lei vai ter que respeitar integralmente o Estatuto do Idoso”, finalizou o petista.

Até o presente momento, os estudantes não foram inseridos no direito a meia-entrada como sempre ocorre em eventos esportivos disputados no país.

5 de março de 2012

Difusão da cultura Ibero-americana será o foco de Festival de Teatro em SP este ano

No próximo dia 12, segunda-feira, no Memorial da América Latina, começará o 5º Festival Ibero-Americano de teatro. O evento se estenderá até o dia 18 deste mês. Com entrada franca, serão apresentadas 19 peças teatrais, com intuito de difundir as culturas espanholas, portuguesas e latino-americanas.

Segundo Fernando Calvozo, diretor das Atividades Culturais da Ação Memorial e coordenador-geral do festival, o evento é de grande importância para o intercâmbio cultural entre os envolvidos.

Em sua quinta edição, o festival ampliou seu leque de atividades, e as peças teatrais ganharam mais liberdade. Para Calvozo, este atributo, permite que o festival se defina como uma “colcha de retalhos”, com companhias, grupos variados, apresentações individuais e coletivas, e textos clássicos e contemporâneos. “O que tem de novo no festival é que cada vez ele está mais livre na sua forma de acontecer. Não temos uma temática específica ou uma linguagem teatral específica”, disse o diretor em entrevista a Agência Brasil.

Este ano, o festival não apresentará peças inéditas. Uma forma segundo o coordenador, de se obter um bom número de espectadores, já que todo conteúdo a ser apresentado já foi devidamente testado e teve uma boa recepção crítica.

A grande homenageada nesta quinta edição do festival será a atriz Cleyde Yáconis. A atriz iniciou sua carreira artística em 1985, encenando a peça “O Anjo de Pedra”, de Tennessee Williams.

Junto às peças teatrais, também estão programadas uma oficina sobre cenografia e mesas de debates, que vão discutir temas como a interpretação, a arte de escrever para o teatro, os desafios de um diretor de teatro e a representação artística.


PROGRAMAÇÃO:


AUDITÓRIO SIMON BOLÍVAR

Segunda-feira, 12 de março

20h30 (Plateia A): Cerimônia de Abertura
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: Homenagem à atriz Cleide Yáconis

21h00 (Plateia A): “LUIS ANTONIO- GABRIELA” | Autor: Nelson Baskerville | Direção: Nelson Baskerville | Cia. Mungunzá de Teatro | BRASIL

Terça-feira, 13 de março

19h00 (Plateia B): “DON MARIO Y LOS OTROS” | Textos: Mario Benedetti | Adaptação: Raquel Gutierrez | Direção: Gloria Levy | Elenco: Carolina Cerruti, Álvaro Correa, Mario Erramuspe, Martha Vidal | URUGUAI

21h00 (Plateia A): “O BEIJO NO ASFALTO” | Autor: Nelson Rodrigues | Direção: Marco Antonio Braz | Elenco: Renato Borghi, Hudson Senna, Élcio Nogueira, entre outros | BRASIL

Quarta-feira, 14 de março

19h00 (Plateia B): “KATASTROPHE” | Autor: Álex Serrano e Pau Palacios | Direção: Álex Serrano | Cia. Señor Serranho | ESPANHA

21h00 (Plateia A): “RIDÍCULOS, AINDA E SEMPRE” | Autor: Daniil Kharms | Direção: Hugo Possolo | Cia. Parlapatões, Patifes & Paspalhões | BRASIL

Quinta-feira, 15 de março

19h00 (Plateia B): “QUASE NADA” | Autor: Grupo Sobrevento | Direção: Luís André Cherubini | Cia. Grupo Sobrevento | BRASIL

21h00 (Plateia A): “LO QUE MÁS ME GUSTA DE FEDERICO” | Textos de Federico Garcia Lorca | Direção: Marcela Gilabert | Elenco: Carmen Briano, Alejo Jimenez (guitarra) e Javier Tudela (canto) | PARAGUAI

Sexta-feira, 16 de março

19h00 (Plateia B): "UM ÚNICO MUNDO" | Autor: Leandro Calderone/Gabriela Fiore | Direção: Gabriela Fiore | Interprete: Carlos Vignola | ARGENTINA

21h00 (Plateia A): “AS TRÊS VELHAS” | Autor: Alejandro Jodorowsky | Direção: Maria Alice Vergueiro | Cia. Teatro Pândega | BRASIL

Sábado, 17 de março

19h00 (Plateia B): “A BILHA QUEBRADA” | Autor: Heinrich von Kleist | Direção: Marcio Aurelio | Elenco: Joca Andreazza, Paulo Marcello, Lavínia Pannunzio, entre outros | BRASIL

21h00 (Plateia A): “MARIACHI CLOWN” | Autor: Roberto Avendaño | Direção: Roberto Avendaño |Cia Cornisa 20 | MÉXICO

Domingo, 18 de março (Encerramento)

19h00 (Plateia B): “COMO EVITAR ENARMORAR-SE DE UN BOLUDO” | Autor: Marcelo Puglia | Adaptação e Direção: Jorge Denevi | Elenco: Gaciela Rodriguez | URUGUAI

21h00 (Plateia A): Cerimônia de Encerramento

21h15 (Plateia A): “UM PUNHADO DE TERRA” | Autor: Pedro Eiras | Direção: José Leitão | Cia Art’Imagem | PORTUGAL


CIRCO – PRAÇA DA SOMBRA

Terça-feira, 13 de março

17h45 (Circo): “PALHAÇOS” | Autor: Wilson Vasconcelos, Marcelo Duarte e Betto Rodrigues | Direção: Wilson Vasconcelos | Cia. Capadócia – Circo-Teatro Paratodos | BRASIL

Quarta-feira, 14 de março


17h45 (Circo): “O FILHO ETERNO” | Adaptação: Bruno Lara Rezende | Direção: Daniel Herz | Elenco: Charles Fricks | BRASIL

Quinta-feira, 15 de março

17h45 (Circo): “R&J DE SHAKESPEARE – JUVENTUDE INTERROMPIDA” | Autor: Joe Calarco | Tradução: Geraldo Carneiro | Direção: João Fonseca | Elenco: João Gabriel Vasconcellos, Felipe Lima, Pablo Sanábio e Rodrigo Pandolfo | BRASIL

Sexta-feira, 16 de março

17h45 (Circo): “CONCERTO DE ISPINHO E FULÔ” | Autor: Cia do Tijolo | Direção: Rogério Tarifa | Elenco: Dinho Lima Flor, Patricia Gifford, Rodrigo Mercadante, Karen Menatti, Thaís Pimpão e Jonathan Silva, Aloisio Oliver e Maurício Dmasceno (músicos) | BRASIL

Sábado, 17 de março

17h45 (Circo): “A MENINA VIROU” | Autor: João Donda | Direção: Calixto de Inhamuns | Cia. Capadócia – Circo-Teatro Paratodos | BRASIL

Domingo, 18 de março

17h45 (Circo): “O SEGREDO DA JANELA” | Autor: Jucca Rodrigues | Direção: Jairo Mattos | Cia. Capadócia – Circo-Teatro Paratodos | BRASIL


SALA DOS ESPELHOS

Mesas de Debate
Coordenação e Mediação: Analy Alvarez
14.03| das 15h às 17h
A arte de escrever para teatro
Convidado: Prof. Chico de Assis
14.03| das 15h às 17h
O ator e a diferença entre interpretar e representar
Convidado: Prof. Ewerton de Castro
15.03| das 15h às 17h
Desafios do encenador
Convidado: Nelson Baskerville
16.03| das 15h às 17h


OFICINA
Cenografia
17/03| das 13h às 16h
Ministrada pelo ator e diretor teatral Zé Carlos Andrade

1 de março de 2012

Rubinho confirma a sua ida para Fórmula Indy

Depois de muita espera e ansiedade dos fãs, o piloto brasileiro Rubens Barrichelo finalmente anunciou nesta quinta-feira (1º), em entrevista coletiva a imprensa, que correrá a temporada 2012 na Formula Indy pela equipe KV Racing. Barrichello será companheiro de equipe de Tony Kanaan.

O medo da família, inclusive da esposa Silvana em ver o marido correndo pela Indy, sempre se deu devido aos perigosos circuitos ovais da categoria. Rubinho teria prometido a Silvana que caso fosse correr na Indy, não disputaria nos ovais. Hoje durante a coletiva, o brasileiro confirmou sua participação em todas as etapas da temporada, inclusive nos ovais tão temidos pela esposa. "A situação da Silvana era realmente verdade. Eu tinha prometido pra ela, tinha planejado correr 25 anos de F-1 e depois parar. Nunca imaginei correr em um oval. Muitas vezes juntos assistindo à corrida do Tony ou Felipe Giaffone ela me perguntou: 'você nunca vai fazer isso né?' E eu disse: 'não, fica tranquila'. Foi aí que surgiu a promessa e é a ela que eu tenho que agradecer", disse Rubens.

Barrichello estreia na Fórmula Indy após permanecer por 19 anos na F1. Com 11 vitórias, 14 poles, 68 pódios e dois vice-campeonatos, Rubinho fez história na principal categoria do automobilismo, mesmo sem ter conquistado o tão almejado título mundial. Figura amada por todos no paddock da F1, Barrichello se viu sem cokpit para disputar a tão sonhada 20ª temporada pela categoria, após o anúncio do compatriota Bruno Senna como piloto da Williams.

Com futuro incerto, Tony Kanaan convidou ao amigo para realizar um teste em sua equipe na categoria americana no final de janeiro. Rubinho não só realizou o teste, como repediu a dose em fevereiro, nos dias 25 e 26 no circuito misto de Infineon em Sonoma na Califórnia. O que certamente viabilizou a entrada na categoria, após números significativos extraídos do carro, além da disposição jovial de Rubens. O Brasileiro buscou patrocinadores e conseguiu seu contrato para a temporada completa deste ano. “Aceitei o convite da KV, corremos atrás de patrocinadores e deu tudo certo. Estou muito feliz por ter essa oportunidade. Tenho que agradecer os 39 anos de idade pode passar por uma emoção como essa.”, concluiu Barrichello.
A inspiração de Rubinho virá do ex-piloto brasileiro, o lendário bicampeão de F1, Emerson Fittipaldi, que ao deixar a categoria principal do automobilismo, chegou a ser campeão pela Indy. "Não tenho dúvida que vou me espelhar no Emerson. Ele sempre foi um personagem fantástico pela humildade, tudo que ele conseguiu para gente [no Brasil].

Ao final da entrevista, Rubinho brincou ao responder uma das perguntas dos repórteres sobre uma possível “Sambadinha” em caso de pódio na etapa das Indy 300 disputada no Sambódromo em São Paulo. “Não vejo um lugar mais apropriado como o sambódromo para eu poder dar uma sambadinha."

A temporada 2012 da Fórmula Indy começa em 25 de março nas ruas de St. Petersburg. A São Paulo Indy 300 é a terceira etapa e ocorrerá dia 29 de abril.

O Leão ataca novamente: Começa hoje entrega da declaração do Imposto de Renda 2012

Mais uma vez uma doce surpresa do governo. Desde a última sexta-feira (24) está disponível na página da Receita Federal na internet, o programa gerador da declaração. O contribuinte poderá enviar hoje (1°) a partir das 8h, a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. Este ano o sistema foi liberado mais cedo, uma forma encontrada para reduzir os transtornos de sempre.

De acordo com a Instrução Normativa 1.246, estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 23.499,15. Os valores em 2012 foram corrigidos em 4,5%. Também deve declarar quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

A declaração também deverá ser preenchida, por quem obteve em quaisquer meses ganhos de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto, realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas ou obteve receita bruta com a atividade rural superior a R$ 117.495,75.

Aos que optarem fazer a declaração pelo modelo simplificado, o valor do desconto, que substitui todas as deduções de quem faz pelo modelo completo, está limitado a R$ 13.916,36 ou 20% da renda sujeita a imposto.

Também foram feitas correções nas deduções por dependente, que passaram de R$ 1.808,28 para R$ 1.889,64. No caso da dedução com instrução, o valor subiu de 2.830,84 para R$ 2.958,23. Não há limites para despesas médicas e as deduções permitidas com a contribuição previdenciária dos empregados domésticos passaram de R$ 810,60 para R$ 866,60.

A multa continua a mesma para quem não declarar no prazo: mínimo de R$ 165,74. A Receita Federal espera receber este ano cerca de 25 milhões de declarações. Em 2011, foram enviados 24,37 milhões.

A declaração terá que ser apresentada entre 1º de março e 30 de abril pela internet ou entregue nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Os contribuintes que entregarem no início do prazo, caso tenha direito à restituição, receberão nos primeiros lotes. O dinheiro do primeiro lote regular está previsto para 15 de junho e o último para 17 de dezembro.

Cabe a nós ficarmos atentos, pois a restituição só será incluída no lote se a Receita não identificar inconsistências na declaração. Por isso, é importante fazer um cadastro no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) e verificar se houve algum tipo de problema com a declaração para corrigir o problema, pois o leão esta a solta e quer pegar você!

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes