1 de fevereiro de 2012

Acadêmicos da corrupção: Nota 10!

Houve um tempo em que carnaval era sinônimo de alegria, divertimento e confraternização. Os vistosos e eternos bailes de máscaras, os blocos, as fantasias, a magia pintada em cores e formas monumentais. Mas o que um dia foi prazer e divertimento, hoje se tornou um dos principais circos do capitalismo, da corrupção e desvio de dinheiro público.

Não quero me aprofundar muito, até porque o tema já foi abordado e muito bem explorado por sinal, pela jornalista Raquel Sheherazade, que em pouco mais de 3 minutos no ar disse tudo o que realmente é o carnaval.

Muita gente idolatra o carnaval, e não sabe o que realmente se passa por detrás de toda aquela purpurina luminosa. O Carnaval além de ser um grande empreendimento para os poderosos, haja vista os camarotes Vips, abadas caríssimos e festas pré-carnavalescas onde se arrecada uma fortuna, é também um dos palcos prediletos da corrupção política no nosso país.

Milhões são retirados dos cofres públicos todos os anos para financiar o evento, limitando as verbas que deveriam ser mais bem utilizadas em saúde, alimentação e benefícios primordiais para a população, que sofre com fatores básicos a cobrir suas reais necessidades.

Agora, pessoas irão vir a favor do carnaval e eu compreendo perfeitamente. Já desfilei em grandes escolas de samba, já fiz parte da bateria dessas escolas e já comprei sim muito abada para desfilar atrás do trio em blocos de rua.

Há quem diga que o tempo impulsione as pessoas a mudar, e esta mudança, faz com que nossa visão esteja mais nítida, a fim de observar cada resíduo de poeira sobre o que está limpo. Foi o que aconteceu comigo. Não que eu não goste do carnaval. Eu gosto sim. Mas passei a rejeitar muita coisa depois que realmente estive por detrás deste evento, principalmente quando prestei assessoria de marketing em 2009 para o evento na cidade de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro.

Será que alguém defenderia, por exemplo, os presidentes das escolas de samba presos nos últimos meses por financiar o jogo do bicho? Já parou pra pensar em quanta gente sai lucrando as custas de um jogo ilegal, onde seu maior investimento está nas alegorias carnavalescas vistas nos sambódromos? Alguém defenderia também os milhões que são tirados todos os anos dos cofres da saúde, educação e outros para financiar uma festa regada a luxo de poderosos e celebridades? Já parou pra perceber que o carnaval é de puro e exclusivo interesse comercial dos ricos?

O pobre não ganha nada neste jogo da alegria. Apenas a falsa ilusão de que a cultura é levada a todos e que fevereiro é o mês para relaxar as custas dos impostos pagos. Na real apuração dos fatos, quem sempre sairá no prejuízo é o pobre. Já a corrupção, neste jogo de sedução, será sempre nota 10.

4 comentários:

Anônimo disse...

Está querendo ser contratado pelo SBT assim como a Raquel? hehehe estou brincando... mas se continuar neste ritmo, não digo o SBT, mas não dou muito tempo pra alguém ir até você!
Não me conhece mas tenho acompanhado seu blog diariamente e gosto muito dos seus textos.
Parabéns e sucesso!!
Abraço

Edson Araujo disse...

Fico feliz em saber que pessoas gostam do meu trabalho. A opinião pública é muito importante para a minha construção profissional. Obrigado pela visita e pelos elogios. Abraço, volte sempre!

Mariana Oliveira disse...

Muito bom!!!

Juliana disse...

disse tudooooo
vc esta fazendo isso muito bem moço hehe
parabénsssssss *_*

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes