4 de fevereiro de 2012

Mercados em SP erradicam sacolas e consumidor se sente lesado

Até concordo que devemos buscar novas saídas para preservação do meio ambiente e uma delas é sim utilizar sacolas retornáveis no lugar da convencional. Mas daí a Associação Paulista de Supermercados (Apas) vir com papinho junto ao governo do Estado de que as bolsas plásticas estão sendo retiradas de circulação por questões de custos e, pela sustentabilidade “forçar” o consumidor a pagar por uma bolsa retornável já é demais.

Li uma reportagem, onde João Galassi, presidente da Apas, disse que a retirada dessas bolsas beneficiará não só o meio ambiente, como também reduzirá gastos, já que a mesma é considerada cara pelos supermercados. Segundo ele, hoje uma sacola plástica custa cerca de 2 centavos e representa um acréscimo na compra do consumidor de aproximadamente 0,20%. Ele afirma que no estado de São Paulo, são gastos 190 milhões de reais ao ano com as sacolas e, a não utilização delas, além de preservar a natureza, representaria uma enorme economia. Só não o vi mencionar economia para quem, afinal, somos nós quem pagamos pela sacola e não o mercado.

Só para simplificar; todos os produtos que compramos nos supermercados já possuem o valor da sacola embutido em seu valor de venda onde nós pagamos para obtê-las, como o próprio Galassi mencionou. Nada é dado, muito pelo contrário, nós pagamos e obviamente temos o direito de usá-las.

Agora em meio a papinhos e “lero leros”, estão querendo se utilizar da sustentabilidade para reduzir gastos e assim lucrar mais à custa do trabalhador, uma verdadeira exploração. Estamos pagando e não estamos levando.

Já que o instinto de preservação passou a imperar no âmbito dos donos de supermercados, porque não fazer o serviço direito?

Que tal reduzir o preço dos produtos já que não estamos mais levando as sacolas plásticas? Ou então, distribuir gratuitamente as corretas bolsas retornáveis ao invés de cobrar por elas? E porque também não erradicar as sacolas de lixo que estão à venda nas gôndolas bem como as que se encontram disponíveis ao consumidor nos setores de frutas e legumes? Por que não mudar também o material destas sacolas? E as antigas bolsas de papel, não poderiam voltar à cena já que a maior causa é pela tal sustentabilidade?

Se tudo isso fosse realmente feito, ai sim passaria a acreditar que estamos apenas ajudando a preservar o planeta, e não sendo enganados mais uma vez.

1 comentários:

Lucas disse...

sacolinha de plastico tbm pode!!! 0,19 centavos cada, so num pode de graça agora se pagar nao prejudica o meio ambiente.shuashuashuashua.

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes